segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Profissional ou Amador?


Não pretendo aqui, estar a falar mal do curso de fotografias que
estou a frequentar, mas no passado sábado, fomos convidados a irmos num estúdio de um fotógrafo conhecido à zona de São Bento, para umas aulas práticas e melhor conhecimento quanto as ferramentas utilizadas nesta profissão.
Quando disseram "estúdio", fiquei entusiasmada com a idéia, pois nunca havia entrado em algum, porém, quando vi a entrada da morada que o fotógrafo havia nos passado, logo ví que estávamos prestes a entrar num cilada.
Aquilo, era um anexo localizado dentro de uma vilazinha (como ele mesmo definiu), estava gélido, as minhas mãos, meus pés e meu nariz estavam congelados, um cheiro fortíssimo a bolor, o chão não via há meses vestígio de uma vassoura ou aspirador. O contador de água estava cortado, imaginem 20 pessoas confinadas naquele espaço das 10:00 às 17:00 hs? Alguns dos meus colegas começaram a ficar roucos, com espirros, garganta irritada e olhos a lacrimejar.
Com muito custo, ficamos por algumas horas a ouvir suas histórias, seus sucessos, decepções (dizia sempre que estava farto disto), que o mundo da publicidade é cheio de cunhas e passadores de graxa.
Que belo incentivo!
Não tenho a pretensão de sair deste curso convencida que ele me basta, vou ter de ralar muito, fazer outros cursos e no mínimo ser burro de carga de um bom fotógrafo, isto, se tiver muita sorte.
Saí de lá desmotivada e consciente que mesmo para um profissional que tem mais de 20 anos de carreira, também é capaz num momento de fraqueza, ser amador.

0 comentários: