quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O Parto de Benjamim


Há por aí um espanto generalizado, depois que a modelo Gisele Bündchem contou em entrevista, que optou pelo parto natural em sua casa dentro de uma banheira.
É arriscado? Sim, sem dúvida!

Mas, Gisele, não é uma gestante comum, para não dizer que é a modelo mais bem paga do mundo.
É nova, rica, saudável e teve uma gravidez normal!

É garantido que teve a seu favor, todos os recursos necessários da medicina, ressaltando numa entrevista ao Fantástico da Rede Globo, que o ambiente familiar ofereceu privacidade e tranquilidade, fazendo com que ela estivesse focada unicamente no ato de colocar o bebê para fora e a água quente ajudou a aliviar as contrações.

Todo parto normal é doloroso (que o diga às nossas mães), na maoiria das vezes é demorado e só tráz alívio, quando aplica-se a epidural (quando é possível).

O problema, é o mito que circunda o parto natural, que há vários anos anda perdendo terreno para a cesariana, mas quem comando o parto natural é a mulher.

Feito num ambiente familiar, a mulher tem a liberdade de movimentar-se e escolher a melhor posição para ter o bebê e a felicidade de ter ao seu lado pessoas próximas, como o marido e a mãe é sempre reconfortante.

O marido de Gisele, Tom Brady, declarou após o parto de Benjamim, que a experiência foi maravilhosa. Disse que há o momento da entrega e a cada contração, a mulher foca o pensamento que é chegada a hora e depois que o bebê é expulso a dor acaba e é esquecida.
Lindo, não???

Alguns partos naturais que foram realizados em casa e deram para o torto (como foi o do Adelaide de Souza) falhou, porque foi mal planejado e segundo a entrevista do marido à Revista Caras, o erro foi não ter dado por encerrado aquele tormento e seguido imediatamente para o hospital mais próximo. Deixaram-se levar pela insistência da parteira.

Já conheci uma parteira britânica que faz alguns partos naturais em Portugal.
A sua postura até assusta - fria, altiva , preocupada com seu bom nome e reza para todos os anjos e santos para o parto correr bem.
Porém, quando não acontece, fica fadada ao fracasso, já que a propaganda boca-a-boca corre solta e desfavorável entre a "nata da sociedade" e reflete em sua conta-bancária.

Sem dúvida, é preferível um parto em ambiente hospitalar e só nos resta o confronto - médico e parturiente.
Não fiquei espantada com as declarações da modelo, acho que Gisele deu-se a este luxo, é porque ela pode e enquanto nós, simples mortais, esperamos do Sistema Nacional de Saúde no mínimo um tratamento humanizado.

Não tenho do que reclamar, tive um parto normal que durou apenas duas horas e correu tudo bem. Meu marido foi beber um café e ao retornar perguntou por mim, a enfermeira deu a notícia e ainda fiquei por lá uns 3 dias.
O bom e por motivos alheios, o café da manhã foi servido todos os dias na cama.

0 comentários: