domingo, 5 de setembro de 2010

Culpado ou Inocente?

Quando o escândalo Casa Pia explodiu em Portugal, inevitavelmente e não há como negar, que este processo suscitou em todos nós cidadãos o interesse em acompanhar os fatos e por conta própria, nos transformamos em formadores de opiniões.

Tive oportunidade em 2001 conhecer pessoalmente o apresentador Carlos Cruz, quando acompanhado de sua atual mulher, então grávida de sua filha Mariana, em que estavam à fazer compras num estabelecimento comercial onde eu trabalhava.
Achei-o uma pessoa normal, estava super bem humorado e ainda me perguntou em que região do Brasil eu provinha. Pagou sua compra e foi embora.

Tempos depois veio o escândalo e sua vida não foi mais a mesma. Quando seu livro foi lançado, comprei-o sem exitação e neste dia havia uma senhora que me indagou, que se eu fosse ela não compraria aquela porcaria. Não dei importância, mas me questionei o quanto é perigoso julgar, sem darmos a alguém o benefício da dúvida.

Li o livro em 2 dias, acreditei em seu relato e não é meu feitio imaginar que alguém em sã consciência, seria capaz de arquitetar em cenário teatral com um assunto tão sério. Isto é caso para um bom psicólogo forense avaliar. Acredito sim, que estas vítimas foram abusadas, são merecedoras de todo nosso respeito e o Estado a obrigação em protegê-las, mas uma condenação deve ser baseada em provas credíveis e não um "ouvir falar".
E o que me choca, é ler uma quantidade de blogueiros achando justo uma condenação de 7 anos, porém sem conhecer os meandros deste processo e se esta história macabra é verdade.
Alguém viu? Estiveram lá? Abriram a porta para alguém?
Se a dona da casa de Elvas foi ilibada, então porque dizem que o apresentador esteve lá? Ela saiu de casa e deixou a porta destrancada para ele entrar? Tenho dúvidas..muitas dúvidas.

Depois que o apresentador criou o seu site, muitos dos que tem ido lá acompanhar sua luta na busca da verdade, andam a questionar se este processo foi plantado e fabricado um "bode expiatório," para encobrir os verdadeiros e poderoso pedófilos que andam à solta pelos jardins e parques de Lisboa.

Como se não bastasse, surge agora na comunicação social, que a Ordem dos Magistrados estão contra a divulgação e contestação da sentença em praça pública.
Querem o quê então? Que eles contestem suas sentenças na TVI e na companhia da jornalista Felícia Cabrita?
Até que se provem o contrário, para mim, o Carlos Cruz é inocente.

0 comentários: