Notícia no Jornal Destak: Mortas pelos namorados não denunciam violência.
Este assunto não me sai da cabeça, e Portugal, precisa urgentemente de promulgar uma Lei contra a violência doméstica, pois já são 26 mulheres mortas deste o início do ano.
O Brasil já promulgou a sua Lei 11.340 - Lei Maria da Penha.
Maria da Penha Maia Fernandes, biofarmacêutica, tem 60 anos e três filhas, foi agredida pelo marido durante 6 anos. Em 1993, por duas vezes, ele tentou assassiná-la.
Na primeira vez, com arma de fogo, deixou-a paraplégica, e na segunda vez por eletrocução e afogamento.
O marido (ou melhor, monstro) só foi punido depois de 19 anos de julgamento, foi condenado a 8 anos de prisão, mas ficou preso 2 anos em regime fechado. Solto em 2002, hoje está livre graças aos recursos jurídicos.
Apesar de vergonhoso, nojento e injusto, a Lei alterou o Código Penal Brasileiro e possibilitou que agressores de mulheres no âmbito doméstico ou familiar, sejam presos em flagrante ou tenham sua prisão preventiva decretada.
Depois da promulgação da Lei, Maria da Penha, é lider do Movimento de Defesa dos Direitos das Mulheres, vítima emblemática da luta pelo arquivamento massivo dos processos, a insatisfação das vítimas e banalização da violência doméstica.
NÃO SE CALE, A PRÓXIMA VÍTIMA PODE SER VOCÊ!
1 comentários:
Há muita violência doméstica. Sempre houve. Só que agora, parece que finalmente as pessoas estão a apresentar queixa. Sim porque se trata de um crime. Esperemos que cada vez mais sejam denunciados esses casos.Bom fim de semana para ti Marcia
Enviar um comentário