domingo, 16 de outubro de 2011

FORMAÇÃO DE M*R*DA

Recebi uma convocação do IEFP para esclarecimentos, referente uma inscrição que eu havia feito, manifestando meu interesse em fazer uma formação na área do Esteticismo e Cosmetologia que dá equivalência ao 12º ano.
Pois bem - lá fui eu na tal reunião e fiquei a saber da bela proposta cheia de entusiasmo da coordenadora do curso, que a todo custo tentou nos convencer que aquilo era a 8ª maravilha na área das novas oportunidades.

Animem-se, que isto é uma pérola:

. a Bolsa de Estudo tem um valor de 146,25€, mas para recebê-la na totalidade temos que completar 30 horas semanais. Se por acaso fizermos 29h, esta semana está perdida e não tem mais conversa.

. o horário da formação é das 14:00 às 20h de segunda à sexta-feira durante 18 meses.

- a ajuda no pagamento dos transportes é pago na totalidade e não há ajuda na alimentação(traga o lanche de casa).

- nas competências não há novidades, algumas foram abolidas e outras não são obrigatórias e dá-lhe trabalho para casa.

. ao final da formação temos direito ao estágio e levamos um Certificado com Direito a Carteira Profissional.

Após estas explicações o silêncio na sala era total, umas olhavam para o teto, outras para o chão, umas continuaram com as mãos na boca e algumas levantaram-se e pediram licença para se retirarem.

A coordenadora tentou nos animar e disse que o IEFP tem feito um esforço no sentido de manter a qualidade das formações e que a Bolsa de Estudo não é lá estas coisas, mas que temos que olhar para o lado positivo que é completarmos o 12º ano.

Lindo isto, não? O Novas Oportunidades é mantido por um Fundo Europeu, que repassa para o IEFP e que em 2008(participei de uma reunião idêntica naquela época) pagavam um valor de quase 400€ e agora vem esta gente dizer que o governo não tem verba para mais. Ficamos a saber naquela época, que em 2007 o governo teve que devolver para o Fundo Europeu 360.000€, por não terem cumprido com as regras e foram poucos os convocados para fazerem formação.
E agora é isto...quem quiser que pague a conta.

Não, obrigada! Só não tenho o 12º ano em Portugal por causa do Inglês, que na minha época não era matéria obrigatória. Estou a terminar um curso de Quiromassagem e vou trabalhar por enquanto em casa, pois diante desta crise, será impossível abrir um gabinete e herdar uma carrada de encargos.
Tenho esperança que isto resulte, senão, vamos ter que fazer o caminho de volta lá para o outro lado do atlântico.



0 comentários: